Módulos/Eixos de Formação

Carga Horária do Curso

Módulos
Conteúdo Teórico
Seminários
Conteúdos Vivenciais
TCC
Total
Educação na perspectiva dos valores humanos 80 20 80   180
Fundamentos Científicos e Didáticos 32 8 0   40
Psicopedagogia 48 12 0   60
Gestão em Valores Humanos 40 20 20   80
Soma 200 60 100   360
TCC
      100 100
Total da carga horária 200 60 100 100 460

1- Educação na Perspectiva dos Valores Humanos


Objetivos
Apresentar os principais enfoques filosóficos do pensamento humano com foco na essência humana; estudar o conjunto das dimensões por onde o humano se revela; refletir sobre a necessidade de religação com a noção do sagrado, da ética e da reverencia à vida através dos valores das tradições que deram origem à cultura brasileira; aprofundar estudos sobre a necessidade da educação que estimule o desenvolvimento da essência do ser tomando como referência os valores humanos fundamentais para a formação do caráter – Amor, Paz, Verdade, Ação correta e Não violência – com abordagem transdisciplinar, procurando desempenhar um papel inovador na elaboração de ações educativas que contribuam para a cultura de paz.


Conteúdos
  • História do pensamento humano com foco na essência.
    Ementa: Aprofunda o estudo da história do pensamento humano com foco na essência e analisar as linhas filosóficas que mais influenciam os modelos educacionais.


  • Desenvolvimento do ser humano integral e dimensões do ser humano;
    Ementa: Estuda a realização humana, partindo do conhecimento de si mesmo, de modo que cada pessoa possa viver a sua essência e substância como ser humano universal e agir de acordo com sua consciência.


  • Prática pedagógica em valores humanos: metodologias e técnicas.


  • Ementa: Estuda os pressupostos metodológicos da educação em valores humanos, abordando suas técnicas e níveis de personalidade correspondentes, com destaque para a abordagem vivencial da prática educativa, visando uma ação pedagógica inovadora, fundamental para a formação do caráter.

  • Valores humanos, transdisciplinaridade e cultura de paz.
    Ementa: Estuda os princípios filosóficos da proposta de educação em valores humanos e sua contribuição para uma mudança social a partir do desenvolvimento individual e coletivo procurando uma nova compreensão da natureza humana, do ser e do sagrado no ser, abordando os pontos fundamentais para a geração de uma cultura de paz.


  • Tradições e valores que deram suporte à cultura brasileira.
    Ementa: Apresenta e discute as diferentes abordagens e os valores intrínsecos das tradições: indígena, iorubá e cristã e sua presença na formação da cultura brasileira.


  • Ecologia profunda e valores humanos
    Ementa: Reflete sobre o processo educativo numa perspectiva ambiental, exercitando o pensamento dialético na compreensão dos fenômenos globais da vida no planeta e da ação humana como parte deste contexto.



  • 2- Fundamentos Científicos e Didáticos


    Objetivos:
    Apresentar as visões materialistas e espiritualistas do conceito de educação, através da gênese da palavra educação vinculada aos conceitos de educare e educere; apresenta uma abordagem da Educação em Valores Humanos sob a ótica da Teoria do Conhecimento, relacionando as diferentes etapas e níveis que compõem o processo de construção do conhecimento, desde a visão de mundo até a construção dos dados para interpretação da realidade. Promover uma reflexão sobre a importância da tomada de consciência e da integração destas diferentes etapas e níveis, para uma ação pedagógica coerente e integrada.


    Conteúdos:
  • Etimologia da palavra educação
    Ementa: Reflete sobre a etimologia da palavra educação. Estuda os conceitos educare e educere. Cria uma ação educativa capaz de equilibrar conhecimento e amor, competência e sensibilidade.


  • Epistemologia da educação em valores humanos.
    Ementa: Apresenta a construção do conhecimento vinculado a paradigmas que vêm orientando a pedagogia atual, no âmbito da ampliação da visão do ser humano sobre si mesmo, de modo a gerar uma tomada de consciência capaz de promover uma ação pedagógica sustentada pela amorosidade.

  • 3- Psicopedagogia


    Objetivos:
    Estudar os diferentes enfoques teóricos das diversas correntes pedagógicas e as relações que estabelecem com a essência e a existência do ser humano em todas as suas dimensões, do orgânico ao espiritual, e o modo como influenciam na formação do caráter do ser humano e na sua relação com o meio.

    Conteúdos Propostas pedagógicas que norteiam a educação atual.

    Ementa: Estuda autores e teóricos que estudaram e contribuíram para o desenvolvimento das dimensões do ser humano, da pedagogia, seus métodos e técnicas de ensino.

  • Vetores do desenvolvimento humano – essência e existência
    Ementa: Estuda resultados dos processos educacionais que contemplam a existência ou a essência. Proporciona uma visão da importância da integração destes vetores numa mesma ação educativa para que se chegue ao florescimento da excelência humana.


  • Formação do caráter e afetividade na infância.
    Ementa: Estuda o desenvolvimento do caráter através da afetividade e da amorosidade exercidas no pleno convívio entre educador e educando.


  • 4- Gestão Sistêmica em Valores Humanos


    Objetivos:
    Demonstrar abordagens inovadoras da gestão sistêmica sustentada pelos valores humanos universais e apresentar o ser humano como resultado do modelo de gestão em que foi educado. Proporcionar o estudo da construção de um modelo inovador de gestão educacional com base nos Valores Humanos, a partir da análise de modelos nacionais e internacionais e novas tecnologias em educação.

  • Políticas educacionais atuais
    Ementa: Estuda os sistemas de ensino, o planejamento e a gestão, sobre os sistemas organizacionais e as esferas administrativas da educação, bem como das políticas do Estado, seus determinantes e o papel do educador e sua qualificação.


  • Modelos de gestão e princípios norteadores
    Ementa: Estuda os modelos de gestão educacional jesuítico, europeu, americano e japonês, e contribuições para a análise dos modelos brasileiros de gestão educacional.


  • Experiências nacionais e internacionais em educação
    Ementa: Oportuniza o contato com relatos de experiências na área da organização, estrutura, práticas e ideologias de experiências educacionais, nacionais e internacionais, com foco na essência humana com base nos valores humanos.


  • Gestão escolar em valores humanos
    Ementa: Constrói um modelo de gestão capaz de cooperar na organização do cotidiano escolar, possibilitando o acompanhamento do desenvolvimento individual e coletivo através de parâmetros de medição e avaliação das ações pedagógicas.


  • Novas tecnologias em educação. Ementa: Estuda novas tecnologias de acesso ao conhecimento, aprofundando o conceito de educação contínua e continuada, que se dá no processo de formação constante de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações.



  • Conteúdos Vivenciais
    Os conteúdos vivenciais acontecerão em sistemas de imersão, a saber:

  • Campus Monte Cristo - Campinas SP - da Fundação Douglas Andriani:
    – Gestão Escolar em Valores Humanos.


  • Campus 21 da Fundação Peirópolis situado em Mairinque – SP:
    – Curso de Educação em Valores Humanos.


  • Campus Semente - Uberaba MG - da Fundação Peirópolis:
    – Cultura de Paz, Danças Circulares e Linguagens artísticas no trabalho de construção de projetos baseados em Valores Humanos.


  • Campus Monte Cristo - Campinas Campus Monte Cristo - Campinas

    Campus Semente da Fundação Peirópolis - Uberaba Campus 21 da Fundação
    Peirópolis - Mairinque


    Saiba mais sobre a Fundação Peirópolis

    A Fundação Peirópolis é uma instituição sem fins lucrativos, políticos ou religiosos. Sua finalidade exclusiva é divulgar o Programa de Educação em Valores Humanos que tem como base o estímulo a vivência e a prática dos valores universais, encontrados nas mais diferentes culturas e tradições: amor, paz, não-violência, ação correta e verdade. A Fundação Peirópolis vem realizando atividades desde 1995, no Campus de Uberaba, MG e Campus 21, em São Paulo, atendendo a milhares de pessoas que passaram pelos seus programas e projetos, oriundas de todas as regiões do país. O conjunto de depoimentos recebidos, os projetos realizados por essas pessoas e os reflexos de sua atuação em diversas áreas de atividade, demonstram o quanto a proposta de Educação em Valores Humanos é uma ação centrada na Cultura de Paz provocando uma repercussão transformadora, criativa e benéfica.