Metodologia
Os recursos metodológicos a serem utilizados no curso: aulas expositivas dialógicas; seminários; trabalhos em grupo; pesquisas na rede mundial de computadores; enquetes; júris simulados; metodologia de projetos; metodologia de resolução de problemas; estudos de caso; estudo dirigido; visitas a projetos educacionais, entre outros (vivências). O uso de métodos de ensino: metodologia de projetos; de resolução de problemas; de projetos interdisciplinares. A integração teoria-prática é proposta a partir de problemas em situações reais; reflexão-ação-reflexão da prática vivenciada; estudos de caso; realização de oficinas.


Serão introduzidos no processo ensino-aprendizagem aspectos de inovação conceitual e pedagógica, mediante:

  • Debates e discussões com personalidades da esfera pública e privada, envolvidos direta ou indiretamente com essa esfera educacional;


  • Debates e discussões com representantes de instituições educacionais, associações, sindicatos e movimentos sociais;


  • Realização de atividades práticas e laboratoriais e de oficinas temáticas, bem como imersões nos diferentes campos da Fundação Peirópolis;


  • Criação e manutenção de um site especializado em educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio na modalidade EJA para divulgar a produção discente e docente relativa ao curso, artigos de outros colaboradores e de informações relevantes aos usuários, tais como bibliografia, legislação, eventos, experiências, inovadoras, de gestão educacional etc.


  • Realização de seminários temáticos relativos a cada uma das disciplinas/eixos, desenvolvidos pelos estudantes, devendo sempre resultar na produção de um trabalho de cunho científico. Tais seminários ocorrerão além da carga horária específica do curso.